SITE DO ENEM 2019 → Página do Participante, Recuperar Senha Enem

Uma grande quantidade de estudantes brasileiros já começou a direcionar suas atenções para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que deverá ter seu edital lançado oficialmente no final de abril por meio do site ENEM 2019.

Por ser uma grande oportunidade para conseguir ingressar numa boa universidade, o ENEM desperta grande interesse, e os estudantes do Brasil inteiro buscam informações que auxiliem na preparação para as provas e para a redação.

Pois bem! Neste artigo falaremos de uma das ferramentas mais importantes e confiáveis que atuam em prol dos estudantes que desejam participar e conseguir alcançar uma boa nota no Enem 2019.

Site Enem 2019

O ENEM é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, o MEC, e por conta disto, o Site do Enem na verdade é uma página desta autarquia destinada a atender aos estudantes participantes.

Na pagina, o estudante poderá encontrar todas as principais e mais importantes informações relacionadas ao exame, tais como o local da prova, data e horário, entre outras coisas extremamente relevantes.

SITE ENEM 2019

Nesta página é possível também dar início ao processo de inscrição, realizando o cadastro, gerando o número de inscrição e a senha de acesso, que serão peças importantes na vida do candidato.

Após isto ser feito, haverá uma opção chamada “página do participante”, que apresenta informações pertinentes apenas aos que já realizaram as inscrições Enem e que de fato irão participar da edição 2019 do Enem.

É nesta página do Site do Enem que será possível, entre outras coisas, acessar, salvar ou até mesmo imprimir o Cartão de Confirmação do ENEM, que deverá estar disponível em meados de outubro deste ano.

enem.inep.gov.br

O acesso ao site ENEM será simples e muito fácil de ser realizado, podendo ser feito de duas formas:

SITE ENEM 2019

 


  • Por meio do navegador

SITE ENEM 2019

Para acessar pelo navegador, o estudante deverá inserir o endereço https://enem.inep.gov.br no campo correspondente para abrir uma guia, sendo direcionado diretamente à página principal do Enem site.


  • Por meio do Google

SITE ENEM 2019

Já para acessar pelo Google, bastará ao estudante realizar uma busca simples, colocando para pesquisar “inep enem”, sendo que o primeiro resultado de pesquisa, provavelmente já será o site desejado, sendo necessário apenas clicar em cima para ser direcionado automaticamente para a página principal.


Página do Participante

Será muito simples fazer login no site ENEM 2019, sendo necessário apenas fazer um cadastro, que terá início ao clicar sobre a opção se cadastrar, seguindo os passos informados pela própria página, lembrando que trata-se de algo bem intuitivo e de simples acesso.

 

SITE ENEM 2019

A navegação no site do ENEM foi simplificada ao máximo, tornando a vida de quem não tem tanta intimidade com a internet algo menos complicado, e depois de concluído o cadastro, será gerado um número de inscrição e uma senha de acesso por meio da página do participante:

Esta senha deverá ser memorizada pelo estudante, pois ela dará acesso ao site e a todas as informações importantes e pertinentes ao processo, tanto antes da prova, quanto depois dela ter sido realizada.

Toda vez que o estudante quiser acessar o site Enem, ele deverá utilizar login (o e-mail do estudante) e senha gerada no momento do cadastro, e por conta disto, não será recomendável esquecer algum destes itens.

Como se inscrever no Enem 2019

A inscrição no Enem é um passo muito importante na vida do estudante que está concluindo ou que já concluiu o ensino médio, afinal, este exame é a porta de entrada para um ensino superior de qualidade através de bolsas de estudo. E se você deseja como se inscrever da forma correta, este tópico será de grande ajuda.

A seguir elaboramos um rápido passo a passo que irá mostrar as etapas de inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Acompanhe:


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é se informar a respeito do período de inscrições para o Enem 2019. Caso estiver aberto, acesse o site enem.inep.gov.br.


Passo 02. Na página de inscrição, cadastre-se utilizando o seu cpf e data de nascimento.


Passo 03. Ao prosseguir, preencha os campos pendentes utilizando os dados pessoais que são solicitados. Serão vários questionários que envolverão a língua estrangeira a ser respondida na prova, dados de conclusão de ensino médio, dados socioeconômicos, entre outros.


Passo 04. Ao prosseguir para as etapas finais da inscrição, o estudante precisará criar uma senha para poder acessar a sua página do participante. É importante lembrar que a senha deverá possuir entre 6 e 10 caracteres, mesclados com números e letras maiúsculas e minusculas.


Pronto! Seguindo os passos ensinados acima você conseguirá realizar a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio sem maiores problemas.

Lembre-se de anotar a senha escolhida no momento do cadastro para evitar o esquecimento da mesma. Mas caso isto ocorra, não se preocupe! O site disponibiliza a opção de recuperação de senha, e você entenderá como funciona este procedimento no tópico abaixo.

Recuperar senha Enem

Mas caso o estudante tenha se descuidado e tenha esquecido a senha de acesso ao site ENEM 2019, ele não precisará se desesperar, pois ele poderá recuperá-la rapidamente, seguindo alguns passos dentro da própria página oficial do INEP voltada aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

A recuperação da senha permitirá ao estudante restabelecer o acesso às informações pertinentes ao ENEM, lhe dando a oportunidade, inclusive, de visualizar gabarito e notas das provas e da redação, quando estes forem divulgados oficialmente.

SITE ENEM 2019

Como se trata de um item tão importante para quem deseja usufruir das benesses da navegação no site ENEM, será importante que o estudante participante não se esqueça dela.

E para evitar transtornos e quaisquer dificuldades que sejam, ele terá a oportunidade de solicitar a alteração da senha que será gerada automaticamente pelo sistema do site do ENEM, procurando trocá-la por uma que seja mais fácil de ser memorizada.

Desta forma, correm-se menos riscos de se perder informações e ao estudante fica mais fácil acompanhar tudo que envolve este exame tão importante e tão fundamental a quem deseja ingressar numa universidade.


Portanto, se você também é um estudante que deseja participar do ENEM 2019, você precisa conhecer esta ferramenta de suporte criada para dar totais condições a quem busca se sair bem neste exame e conquistar uma nota alta e digna das melhores universidades.

Se ficou alguma dúvida pendente a respeito do site Enem 2019 deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *