RESULTADO ENEM 2019 → Confira quanto você tirou na Prova ENEM

Considerado como sendo uma das melhores formas de se ingressar numa boa universidade, seja ela pública ou particular, o resultado Enem 2019 desperta o interesse de muitos estudantes todos os anos.

E a mobilização para sua próxima edição já começou, com alunos de toda a rede nacional do ensino médio se preparando para as provas e procurando por informações sobre basicamente tudo que envolve esta avaliação tão importante.

Um dos pontos mais sensíveis e que mais desperta interesse por parte dos estudantes do Brasil inteiro nesta época do ano refere-se ao resultado do ENEM. Vamos saber mais adiante!

Resultado Enem 2019

Um dos pontos altos para todo estudante que deseja ingressar em uma boa instituição de ensino superior do Brasil e de fora do país (há convênios com universidades portuguesas que aceitam o ENEM 2019 como forma de avaliação), o Resultado ENEM desperta muito interesse.

RESULTADO ENEM 2019

Pois o ENEM Resultado deverá ser divulgado seguindo a lógica das últimas edições, com as notas da avaliação sendo disponibilizadas diretamente no site oficial do INEP, que é o órgão responsável pela organização do exame e que tem ligação direta com o MEC.

Data de divulgação do resultado

RESULTADO ENEM 2019

Como já dito, a data de divulgação oficial para a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio ainda não foi confirmada, mas com certeza será, seguindo a lógica dos últimos anos, ao longo do mês de janeiro de 2019.

O que se sabe é que o gabarito oficial do ENEM 2019 deverá ser disponibilizado pelo INEP até no máximo a quarta-feira da semana subsequente ao segundo dia de aplicação da avaliação, diretamente no site já citado anteriormente.

Os estudantes participantes deverão, portanto, acompanhar o desenrolar dos fatos com atenção, pois será por meio do gabarito oficial do ENEM que eles conseguirão medir a quantidade de erros e de acertos dentro das 90 questões de múltipla escolha.

Consultar resultado Enem

Por se tratar de um dos pontos mais importantes e que despertam mais interesse por parte dos estudantes do Brasil inteiro, é de fundamental importância que todos os participantes tenham ciência de quais meios existentes lançarem mão na hora de consultar o Resultado ENEM 2019. Confira:

RESULTADO ENEM 2019


01. A forma oficial mais simples e objetiva ainda é por meio do site oficial do INEP: www.enem.inep.gov.br, que apresenta os resultados em primeira mão, e que é, sem sombra de dúvidas, a via mais confiável para obtenção de informações sobre o Resultado ENEM.


02. No entanto, há outra forma igualmente oficial, que ainda passa por ajustes, mas que já foi utilizada com relativo sucesso por estudantes do Brasil inteiro na edição do último ano do Exame Nacional do Ensino Médio.


03. É possível realizar a consulta do Resultado ENEM 2019 por meio de um aplicativo oficial do exame, que está disponível para download gratuitamente, tanto para smartphones, quanto para tablets, especialmente para o Android.


As duas formas são fáceis e bastante práticas, e ambas exigem do estudante que sejam informados o número de inscrição do ENEM 2019 e também a senha que foi cadastrada no momento em que a inscrição foi efetuada.

Desta forma, é possível visualizar o Resultado ENEM 2019 e descobrir qual a nota e se ela será útil como forma de ingressar em alguma universidade de qualidade do desejo do estudante.

Como recuperar a senha do Enem 2019

Para o estudante participante do ENEM 2019, será de fundamental importância a senha que será gerada no momento em que a inscrição foi realizada, e ela, portanto, não poderá ser esquecida ou perdida.

Caso isso aconteça, o estudante deverá seguir alguns passos importantes para que lhe seja permitido recuperar a senha do ENEM, recuperando também, os acessos que lhe permitirão acessar o resultado ENEM 2019. Confira:

RESULTADO ENEM 2019

01. Na própria página de acesso do INEP, voltada para os estudantes participantes que fizeram o cadastro para o exame, haverá um link feito especialmente para quem esqueceu a senha do ENEM.


02. Este link virá com a seguinte frase “Esqueci minha senha”, e os estudantes que perderam esta senha de acesso deverão clicar nele para dar início ao processo de recuperação.


03. É muito importante que o estudante saiba que para recuperar a senha do ENEM, os dados cadastrais deverão estar todos atualizados, especialmente e-mail e número de celular, pois estas serão as opções disponíveis para o envio do novo código secreto que dará acesso.


04. Após seguir com estes procedimentos, o estudante participante poderá dar prosseguimento a todos os procedimentos pertinentes ao Resultado ENEM 2019, entre outras informações disponíveis no site oficial do INEP.


Sisu, Prouni e Fies

A Nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, passou a ser importante a partir do momento que ela começou a ser utilizada como critério de acesso a benefícios por muitos dos principais programas educacionais do governo federal, tais como o Sisu, o ProUni e o Fies, entre outros.

A utilização da nota do ENEM para programas de governo fez com que crescesse ainda mais o interesse dos estudantes em participar do exame, levando alunos do Brasil inteiro a procurar se preparar para as provas.

Sisu

No programa Sisu – Sistema de Seleção Unificada, a nota do ENEM poderá ser utilizada, sendo que através dela, o estudante poderá concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil. Somente para este ano serão disponibilizadas mais de 220 mil vagas.

É importante salientar que os pesos das nota do Enem para o Sisu são diferenciados e variam com a determinação das instituições. De forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os requisitos estabelecidos pela instituição de ensino.

Ou seja, as suas notas podem variar, pois cada instituição de ensino tem o direito de estabelecer pesos diferenciados para cada curso.

ProUni

No Programa Universidade para Todos – ProUni, que facilita o acesso às instituições particulares do país inteiro, a nota do ENEM 2019 poderá ser usada como forma de obtenção de bolsas integrais ou parciais.

É importante frisar que no programa ProUni o estudante não pode zerar a redação e deverá ter pelo menos uma média de 450 pontos nas provas do ENEM.

Fies

E por último, para os candidatos que queiram solicitar o Fies, a Nota do ENEM também poderá servir como um excelente auxílio. O candidato que desejar solicitá-lo deverá ter feito o exame de 2010 em diante, e precisa comprovar média inferior a 450 pontos e/ou ter zerado a redação.


 

Por fim, um ponto importante a respeito da senha do ENEM reside no fato de que ela será gerada automaticamente pelo sistema do site do ENEM, mas haverá a possibilidade de alteração por parte do estudante, que terá a oportunidade de cadastrar uma que lhe seja mais fácil de memorizar.

Você conferiu através desse artigo todos procedimentos necessários para que possa visualizar o resultado ENEM 2019. Se caso restou alguma dúvida poderá deixa-lá nos comentários, assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *