REDAÇÃO ENEM 2019 → Estrutura, Correção, 08 Possíveis Temas

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM está chegando mais uma vez, e com sua proximidade, cresce a expectativa e a ansiedade por parte de muitos estudantes sobre qual será o tema da redação Enem 2019.

O ENEM apresentará muitos desafios para os estudantes que desejam alcançar uma boa nota em suas provas, sendo que um dos principais destes desafios, e que para muitos é com toda a certeza o maior de todos, será a Redação ENEM.

Com grande peso dentro da conta que compõe o resultado do ENEM 2019, ela é determinante para o sucesso do estudante que deseja ingressar em alguma universidade, visto que zerar a Redação ENEM pode ser simplesmente desastroso para quem alimenta esta pretensão.

Redação Enem 2019

Como já foi dito anteriormente, a Redação ENEM 2019 tem grande peso na nota geral do exame, e sua avaliação será determinante em muitos aspectos, já que ela é extremamente representativa no que diz respeito à qualidade da escrita e dos conhecimentos literários do estudante avaliado.

REDAÇÃO ENEM 2019

Sempre apresentando temas de caráter mais atual e que carregam certos aspectos polêmicos em relação ao momento de nossa sociedade, a Redação ENEM sempre busca tratar do que é relevante e do que pode ser facilmente compreendido pelo estudante que está realmente sintonizado com a sociedade em que vive.

Por ter um peso muito grande na nota geral do ENEM, ela será de suma importância na hora de realizar as inscrições em vestibulares pelo Sisu e pelo ProUni, por exemplo, que são dois programas educacionais do governo que exigem que a nota da Redação ENEM seja superior a zero.

Por conta disto, ela acaba sendo considerada por muitos como sendo um dos mais desafiadores pontos do ENEM, especialmente por conta do medo de tirar uma nota baixa nela, já que isto poderá representar uma nota geral baixa ao final do processo.

Estrutura da redação do ENEM

A cada edição do ENEM, o tema da redação muda, portanto, o máximo que se pode presumir a respeito de como será a redação ENEM 2019 é que ela com toda a certeza envolverá um tema relevante e que seja relacionado ao momento da sociedade.

O estudante deverá apresentar, com base neste tema, e procurando não se distanciar muito dele, um ponto de vista na forma de texto, que deverá ser de caráter dissertativo e argumentativo.

Será fundamental que este texto tenha clareza de ideias e seja pertinente ao tema, precisando ter uma espécie de “espinha dorsal”, muito essencial para que a narrativa tenha coerência e não pareça totalmente desconexa.

Explorar o tema, colocando a visão do estudante, e acima de tudo, buscando oferecer uma solução para o problema apresentado por este tema, serão dois pontos que não poderão faltar na Enem redação.

Para conseguir tirar uma boa nota na redação do Enem, o estudante deverá, por sua vez, buscar treinar bastante neste quesito, pois a prática será muito boa para quem deseja se aprimorar na arte de escrever uma boa redação. Simular todas as condições do exame no momento de treinar também será essencial.

Portanto, o estudante deverá procurar por temas com teor similar ao apresentado nas últimas edições e deverá buscar concluir sua dissertação/argumentação dentro do limite de 30 linhas.

08 Possíveis temas de redação

A variedade de temas nas últimas redações que surgiram nas últimas edições do ENEM mostra que a maior preocupação de fato é buscar despertar nos estudantes a capacidade de argumentar e de expor posicionamentos próprios sobre questões importantes para a sociedade.

REDAÇÃO ENEM 2019

Portanto, os possíveis temas para redação Enem 2019 com certeza envolverão questões que estão muito ligadas à situação do país e à nossa sociedade como um todo, tais como:

  • Corrupção;
  • Escândalos políticos;
  • Crise econômica;
  • Mobilidade urbana sustentável;
  • Inclusão social para moradores de rua;
  • Desemprego;
  • Soluções para o sistema carcerário;
  • Discussão de gênero.

Correção da Redação Enem 2019

REDAÇÃO ENEM 2019

Por fim, veremos como funciona a correção da Redação ENEM, que se baseia na avaliação de 5 critérios, que, com toda a certeza, serão determinantes para uma boa nota ou para uma nota baixa no resultado geral.

Os avaliadores observarão cada um destes 5 critérios, ressaltando aqui, que cada um deles equivale a 200 pontos. Se ao final do processo, houver uma diferença de 100 pontos entre as correções feitas pelos avaliadores, a redação passará por nova correção/avaliação.

Como se trata de um dos itens mais importantes e com peso tão grande no resultado geral do exame, a redação do ENEM 2019 receberá sempre máxima atenção por parte dos avaliadores e deverá receber igual atenção por parte dos estudantes também.


Prova Enem 2019

As provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, são aplicadas em dois domingos seguidos, para facilitar a vida dos estudantes participantes, permitindo assim, que haja descanso entre uma leva de conteúdo e outra, com o claro objetivo de melhorarem, desta forma, as chances de um bom desempenho para quem se preparou.

Divididas em duas datas, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio separam-se em grupos de disciplinas muito bem definidos que são:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Para os candidatos que desejam estudar para o exame, será importante pesquisar o conteúdo das últimas edições do ENEM, pois é com base nelas que será possível direcionar melhor os estudos e assim conseguir conduzir a preparação de uma maneira mais eficiente e com êxito.

Assuntos da Prova do Enem

Caso você tenha o desejo de estudar e se preparar da melhor maneira possível para participar do ENEM 2019 e sair vitorioso, saiba que existe uma forma de conseguir descobrir quais possivelmente serão as disciplinas mais cobradas no ENEM.

Há a chance de pesquisar as disciplinas que mais caíram nas últimas edições do ENEM, lembrando que estas informações são facilmente encontradas no google, bastando apenas simples uma pesquisa, por exemplo.

Fazendo esse “teste” e de acordo com este tipo de pesquisa, segundo os últimos gabaritos das últimas edições do ENEM, as disciplinas que mais aparecem nas provas do Exame são as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • História;
  • Física;
  • Química;
  • Literatura;
  • Matemática.

Se você quiser intensificar seus estudos e se avaliar, há várias opções de simulados voltados para quem deseja se preparar para o ENEM na web, e algumas das mais interessantes são as seguintes:

  • Simulado ENEM IG;
  • Simulado ENEM Geekie Games;
  • Simulado ENEM Blog do ENEM;
  • Simulado ENEM Brasil Escola.

Se preparar, treinar, praticar e estudar sobre os principais temas do momento serão alguns dos itens obrigatórios na agenda de um estudante que almeja tirar uma boa nota geral na redação ENEM 2019 e conseguir usá-la para passar numa universidade. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *