PROVA ENEM 2019 – Confira os Assuntos, Questões, Como é Aplicada

Já não é de hoje que as prova Enem 2019 tem despertado grande interesse entre a maior parte dos estudantes brasileiros. Desde que ficou mais evidente a eficácia deste exame na obtenção de vagas em universidades, mais e mais estudantes passaram a participar dele.

No entanto, apesar do grande apelo, o fato é que não é de popularidade que estamos falando aqui, mas sim, de quão eficiente é o ENEM 2019 como mecanismo de avaliação das condições do ensino brasileiro, e também como ferramenta de inserção de estudantes no ensino de nível superior.

Isto torna o ENEM extremamente concorrido, fazendo com que um número assustador de estudantes se mobilize para tentar tirar as notas mais altas possíveis, tornando necessário que a preparação seja a melhor possível para quem deseja encarar a prova do Enem.

Prova  Enem 2019

As provas são aplicadas em dois domingos seguidos, para facilitar a vida dos estudantes participantes, permitindo que haja descanso entre uma leva de conteúdo e outra, melhorando, desta forma, as chances de um bom desempenho para quem se preparou.

PROVA ENEM 2019

Divididas em duas datas, as provas do ENEM dividem-se em grupos de disciplinas muito bem definidos:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Para quem deseja estudar, será importante pesquisar o conteúdo das últimas edições do ENEM, pois com base nelas é possível direcionar melhor os estudos e conduzir a preparação de uma maneira mais eficiente.

Assuntos da Prova do Enem

Para quem deseja estudar e se preparar da melhor maneira possível para participar do ENEM 2019, saiba que existe uma forma interessante de descobrir quais as disciplinas mais cobradas no ENEM.

Há a possibilidade de pesquisar as disciplinas que mais caíram nas últimas edições, lembrando que estas informações são facilmente encontradas na internet, bastando uma pesquisa simples no Google, por exemplo.

De acordo com este tipo de pesquisa, segundo os últimos gabaritos das últimas edições, as disciplinas que mais aparecem nas provas do ENEM são as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • História;
  • Física;
  • Química;
  • Matemática.

Como funciona a prova Enem 2019

Ainda segundo o que se observa nas últimas edições do exame, é possível perceber como se aplicam as provas do ENEM, permitindo aos estudantes interessados em participar na edição deste ano, se programar e realizar simulados voltados a replicar o que é vivenciado na experiência real.

PROVA ENEM 2019

Por ser o exame mais aguardado por parte dos estudantes brasileiros ao longo do ano, é mais do que natural que os interessados em participar desejem saber mais sobre a sua aplicação, e estas informações são confirmadas no edital oficial do ENEM.

As Provas são aplicadas em dois dias, só que seguindo o que foi feito em 2017, elas serão aplicadas em dois domingos, visando dar aos estudantes a oportunidade de descansar entre uma prova e outra, melhorando as chances de bons resultados, e dividindo o conteúdo de modo mais equilibrado.

Em 2018 a redação foi aplicada no primeiro domingo, e houve uma divisão dos conteúdos que gerou certo alvoroço entre os especialistas, pois deixou claramente as provas divididas entre “humanas” e “exatas”.

Tipos de Prova

Como já foi dito anteriormente, as provas do ENEM são divididas de acordo com as grandes áreas do conhecimento que serão avaliadas, num total de 4 provas, contendo cada uma, o total de 45 questões de múltipla escolha, além da redação.


Primeiro domingo: Como já foi dito anteriormente, serão aplicadas as 2 provas pertinentes às 2 primeiras grandes áreas a serem avaliadas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

Segundo domingo: Se a lógica de 2018 se repetir, serão aplicadas as 2 provas restantes, pertinentes às outras 2 grandes áreas que serão avaliadas:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Local de Prova Enem 2019

Pois para o estudante que deseja participar do ENEM 2019, além de se preparar, será importantíssimo pesquisar com boa antecedência qual será o local onde a prova será aplicada, para não correr o risco de se atrasar e acabar sendo desclassificado do exame, frustrando seus sonhos.

Portanto, será de fundamental importância que o estudante que pretende fazer o ENEM 2019 saiba exatamente como proceder na hora de consultar local de prova, lendo com muita atenção o edital, e acompanhando com atenção todas as informações pertinentes à sua inscrição.

Para consultar o local de prova o estudante deverá seguir alguns passos, confira:

PROVA ENEM 2019

  • Acessar o site oficial do INEP: enem.inep.gov.br/participante/;
  • Informe o número de inscrição;
  • Preencha o e-mail que foi informado por ele no momento do cadastro;
  • Coloque a senha de acesso gerada pelo sistema.

Neste site será possível, entre outras tantas informações importantes, consultar o local de prova do ENEM, garantindo ao estudante a possibilidade de se programar melhor para os dias das provas.

Se ficou alguma dúvida pendente em relação a prova Enem 2019 deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *