NOTA DO ENEM 2019 → Sisu, Prouni, Fies – Calcule sua nota

A avaliação mais importante e mais abrangente de todo o ensino brasileiro está para chegar a mais uma edição, e com isto, muito estudantes brasileiros começam a se preparar com antecedência no intuito de obter uma boa nota do ENEM 2019.

O Exame Nacional do Ensino Médio, além de auxiliar na avaliação da qualidade do ensino brasileiro, também serve de porta de entrada para boas Universidades a muitos estudantes do país inteiro. É através da nota obtida no mesmo que muitos estudantes brasileiros acabam por conseguir realizar o sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade.

Cursinhos, estudos, preparação, tudo isto começa a fazer parte da rotina de milhões de estudantes brasileiros a partir de agora, numa espécie de contagem regressiva para a chegada do ENEM 2019.

Nota do ENEM 2019

A Nota do ENEM serve como avaliação do estudante brasileiro, permitindo avaliar seu desempenho e também servindo de amostragem geral para o governo federal entender como anda o ensino brasileiro.

NOTA DO ENEM 2019

No entanto, para a maior parte dos estudantes brasileiros que desejam participar da nova edição do exame, a grande verdade é que a pontuação obtida representa algo muito mais importante: a oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade.

Preparo e estudo serão itens necessários, e muita dedicação também, e o estudante que desejar se sair bem no ENEM 2019, alcançando a melhor nota possível, deverá ter isto em mente, pois dificilmente terá bons resultados sem o mínimo de empenho.

Como a Nota do Enem é Calculada ?

NOTA DO ENEM 2019

A prova do Enem 2019 está chegando e os hormônios estão a flor da pele junto com a ansiedade, fazendo com que você fique bastante preocupado nos estudos para alcançar a média excelente. A parte mais preocupante não é o momento da realização da prova, mas sim, calcular os pontos das matérias chegando ao resultado final.

Nos tópicos a seguir, iremos aprender de duas formas de como calcular a nota do Enem 2019 e saber quais programas a pontuação pode ser usada no processo seletivo.

Primeiramente, você sabia que a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser calculada de duas formas? Forma Simples e Forma por Pesos. Confira a seguir:


Forma Simples – A maneira mais simples de calcular as notas Enem é somar os 5 resultados (Linguagens e Códigos, Matemática e Redação, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e dividir o valor total por 5.

Essa é considerada a forma mais fácil de saber se a nota final alcançou a nota mínima para ingressar ao curso.


Forma por Peso – Já o calculo por peso é mais complexo. Por exemplo! Para iniciar o calculo é necessário descobrir qual peso a instituição de ensino oferece para cada pontuação do Enem 2019. Tendo conhecimento dos pesos, você deve multiplicar cada nota pelo o peso atribuído pela universidade. Assim que terminar de multiplicar todas as notas, some os resultados e divida por 10.

Após essa divisão, você saberá a nota final. Diga você! Essa forma de descobrir a nota final não é difícil, só é complicada!


Quais Programas do governo pode ser usada a nota do Enem 2019? Garantindo a primeira posição do nosso ranking se encontra:

  • Sistema de Seleção Unificada (SISU);
  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Financiamento Estudantil (FIES).

Agora você pode saber a sua nota final do Enem 2019 sem a necessidade de utilizar calculadora virtual. Confira a seguir sobre os programas educacionais de governo.

Sisu, Prouni e Fies

A Nota do ENEM passou a ser tão importante a partir do momento que ela começou a ser utilizada por muitos dos principais programas educacionais do governo federal, tais como o Sisu, o ProUni e o Fies, entre outros.

A utilização desta nota para programas de governo fez com que crescesse ainda mais o interesse em participar do exame, levando estudantes do Brasil inteiro a procurar se preparar para as provas.


  • Sisu

NOTA DO ENEM 2019

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a Nota do ENEM poderá ser utilizada, sendo que por meio dela, o estudante poderá concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas em todo o país. Para este ano serão ofertadas mais de 220 mil vagas.


  • ProUni

NOTA DO ENEM 2019

No ProUni (Programa Universidade para Todos), que facilita o acesso às universidades particulares do país inteiro, a Nota do ENEM 2019 poderá ser utilizada como forma de obtenção de bolsas integrais ou parciais.

É importante ressaltar que no ProUni o estudante não poderá ter zerado a redação e deverá ter pelo menos uma média de 450 pontos nas provas do ENEM.


  • Fies

NOTA DO ENEM 2019

E por fim, para os estudantes que queiram solicitar o Fies, a Nota do ENEM também poderá servir de auxílio. Quem desejar solicitá-lo deverá ter realizado o exame de 2010 em diante, e precisa apresentar média inferior a 450 pontos e/ou ter zerado a redação.

Consulta Nota do ENEM

E ela é obtida com base numa metodologia chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que procura observar os índices de acertos e de erros dos estudantes em cada uma das questões de múltipla escolha.

NOTA DO ENEM 2019

De acordo com o desempenho geral, o valor da questão sobe ou diminui, tudo dependendo exclusivamente do percentual de acertos e de erros, e desta forma, quando uma questão tem muitos acertos, ela passa a ser considerada fácil, e seu peso na nota cai, ao passo que quando uma questão tem poucos acertos, ela passa a ser considerada difícil, e seu peso sobe.

Por conta disto, é muito comum que dois participantes tenham notas completamente diferentes, apesar de terem o mesmo número de questões certas. Provavelmente, o que conseguiu nota maior acertou mais questões consideradas difíceis pelos avaliadores.

Resultado ENEM 2019

Pois se você é um dos muitos estudantes brasileiros interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 e que pensa em utilizar sua nota para tentar uma vaga em alguma universidade importante, será fundamental que você saiba como consultar o resultado da prova.

Ela provavelmente será divulgada em janeiro de 2019, seguindo a lógica das edições anteriores, no site oficial do INEP, que é o órgão responsável pela organização do programa e que tem vinculação ao MEC (Ministério da Educação).

Para realizar a consulta, o estudante deverá acessar a página do participante do ENEM, que apresenta todas as informações necessárias para o participante do exame, utilizando o número de inscrição e a senha de acesso que foram gerados no momento do cadastro.

NOTA DO ENEM 2019

 

Antes, por sua vez, ele poderá conferir a quantidade de acertos e de erros por meio do acesso ao gabarito do ENEM, que deverá ser divulgado na quarta-feira seguinte ao segundo domingo de realização de provas.


Desta forma, o estudante participante conseguirá verificar em parte como foi seu desempenho e conseguirá fazer uma projeção de como será sua Nota ENEM 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *