INSCRIÇÕES ENEM 2019 → Como fazer, Taxa de Inscrição, Isenção

Uma nova edição Exame Nacional do Ensino Médio está próxima de acontecer, e com sua proximidade crescendo, a expectativa entre os estudantes de todo o Brasil que almejam participar das inscrições ENEM 2019 também aumenta.

É um dos momentos mais importantes para todo jovem que deseja dar um grande passo em sua trajetória acadêmica é justamente o momento em que a a sua participação é confirmada, já que ela representará um marco definitivo na vida deste estudante.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre o ENEM inscrições, procurando lançar luz sobre itens e detalhes tais como quais são os requisitos necessários para realiza-la, como proceder, qual o valor da taxa de inscrição, entre outras coisas.

Quem pode se inscrever?

Seguindo a linha do que já foi praticado nas últimas edições do exame, especialmente na última edição do exame, é possível entender que um dos requisitos necessários para quem deseja fazer a Inscrição ENEM 2019 será ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

INSCRIÇÃO ENEM 2019

Desta forma, fica claro concluir que qualquer indivíduo que atenda a este requisito básico poderá participar das inscrições para o ENEM, inclusive quem já está cursando algum tipo de graduação no ensino superior ou quem já concluiu o ensino médio há alguns anos.

No entanto, há algumas recomendações especiais para pelo menos três casos de pessoas interessadas em participar do ENEM:

  • Os lactantes;
  • Os Deficientes físicos.

As lactantes, bem como as gestantes, também poderão realizar o exame, sendo necessário, no caso das primeiras, que sejam acompanhadas de um adulto para ficar com a criança numa sala especial enquanto a prova é feita. A gestante deverá apenas marcar a opção que indica sua condição para garantir atendimento especial, caso seja necessário.

Por fim, o deficiente físico também poderá fazer o ENEM, sendo necessário informar sua condição previamente no momento da inscrição, para garantir que suas necessidades especiais sejam atendidas.

INEP ENEM 2019

O INEP é uma sigla que denomina o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e atua diretamente ao MEC, e é o órgão responsável pela organização do ENEM 2019.

Para quem ainda não sabe ou está conhecendo o INEP ENEM 2019 agora, é importante ter conhecimento que esse órgão nada mais é do que uma autarquia federal vinculada ao MEC e tem como objetivo principal buscar amparo para que políticas educacionais sejam criadas e praticadas com foco direcionado ao desenvolvimento econômico e social do país.

Antes da denominação ter sido atualizada para INEP, o órgão, que foi criado por lei em 13 de janeiro de 1937, com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, teve diversas atribuições ao longo da sua jornada, sendo hoje responsável pela implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (o ENEM), como também pelo Sistema Nacional da Educação Básica (o SAEB), e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (o IDEB), entre outros.

enem.inep.gov.br

Esse portal logo acima é uma importante ferramenta para o participante que tem como objetivo participar do Enem 2019, o site do ENEM INEP deverá ser explorado ao máximo, pois a parte dedicada ao candidato deste importante exame de amplitude nacional é repleta de detalhes.

Para quem tem a intenção acessar esta página, precisa saber que há duas possibilidades: através do (navegador e por meio do Google), sendo que as duas formas são extremamente simples, fáceis e muito intuitivas, permitindo acesso rápido e eficiente de praticamente todas as informações necessárias para o estudante participante.

O site oficial é esse mesmo citado no título:

  • enem.inep.gov.br.

É através desse site que o participante poderá realizar seu cadastro, preenchendo todos os documentos solicitados para viabilizar a sua inscrição e a sua participação no Enem 2019.

Pelo navegador, basta o candidato digitar o site citado anteriormente, enquanto que pelo Google, só precisa pesquisar por INEP ENEM. Ambas as formas são muito práticas!

Inscrições Enem 2019

Para realizar a Inscrição ENEM 2019 o estudante interessado deverá aguardar a publicação no Diário Oficial da União do edital do exame, que deverá se dar na última sexta-feira de abril.

Nele estarão contidas as informações necessárias para quem deseja saber, entre outras coisas, como se inscrever para fazer as provas, e quais documentos necessários para realizar esta inscrição.

INSCRIÇÃO ENEM 2019

É bem provável que o período das inscrições ENEM aconteçam em maio, num intervalo de duas semanas, sendo que ela deverá ser feita diretamente no site do ENEM, que é o www.enem.inep.gov.br.

Taxa de inscrição

INSCRIÇÃO ENEM 2019

A taxa de inscrição ENEM 2019 é o valor referente à participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, sendo que este valor será estipulado no edital, que será publicado em meados da última semana de abril, como já dito anteriormente.

Seguindo a lógica do que foi aplicado na última edição do ENEM, a taxa de inscrição deste ano deverá ficar próxima do valor de 90 reais, sendo que a expectativa por parte dos estudantes do Brasil inteiro é a de que ela não ultrapasse este valor.

A instituição financeira na qual deverá ser feito o pagamento do valor da taxa de inscrição para o novo ENEM INEP será estipulado no edital da edição deste ano e este pagamento deverá ser feito até a data limite estipulada pela organização. Caso não ocorra este pagamento, o estudante será desclassificado.

Isenção

Como existem pessoas que infelizmente não reúnem condições financeiras para efetuar o pagamento da taxa de inscrição para participarem do ENEM 2019, foi criada a opção de pedido de isenção desta taxa.

Esta possibilidade, voltada para pessoas de baixa renda, de se solicitar a isenção desta taxa de Inscrição ENEM, deverá ser solicitada pelo candidato no momento do cadastro, sendo necessário que ele comprove sua condição de pobreza.

Para pessoas nesta condição, existe um formulário próprio que é diferente do convencional e que deverá ser preenchido no momento do cadastro, definindo o pedido de isenção e permitindo o acesso à participação no exame.

Com isto, mesmo pessoas que normalmente não teriam condições de participar do Exame Nacional do Ensino Médio poderão ter acesso a ele, conseguindo, desta forma, uma maneira de ingressar em alguma instituição de ensino superior qualificada.


A iniciativa visa dar totais condições de acesso a praticamente todas as condições, procurando tornar o ENEM um exame democrático e que não tem caráter excludente, dando a oportunidade de usufruir de seus benefícios de modo igualitário a praticamente todas as pessoas do Brasil, independente de sua condição financeira.

E se por acaso você ficou com algum tipo de dúvida referente as inscrições Enem 2019 deixe o seu comentário logo abaixo que responderemos em breve. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *