INEP ENEM 2019 → enem.inep.gov.br – Inscrição e Resultado

O INEP ENEM 2019 ainda não teve seu edital lançado de modo oficial, algo que ocorrerá somente em abril deste ano, mas já desperta interesse e grande expectativa entre os estudantes do Brasil inteiro.

Todos já começam a se preparar da melhor maneira possível para encarar a bateria de provas importantes que poderão definir os rumos do futuro da vida de muitos estudantes (carreira profissional, vida financeira, etc.).

Com isto, desperta interesse de muitos qualquer informação relacionada ao Enem 2019, inclusive quando ela diz respeito ao órgão responsável por sua organização: o INEP, que nós vamos conhecer um pouco mais nas próximas linhas deste artigo.

INEP ENEM 2019

Ligado diretamente ao MEC, o Ministério da Educação do Brasil, o INEP, sigla para Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é o órgão responsável pela organização do ENEM 2019.

INEP ENEM 2019

Portanto, para quem ainda não conhecia o INEP ENEM, é importante saber que trata-se de uma autarquia federal vinculada ao MEC e que tem como missão principal buscar subsídios para que políticas educacionais sejam elaboradas e praticadas com vistas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Foi criado por lei em 13 de janeiro de 1937, recebendo o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, e desde então, teve diversas atribuições, sendo hoje responsável pela implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como pelo Sistema Nacional da Educação Básica (SAEB), pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre outros.

enem.inep.gov.br

Importante ferramenta para o estudante que desejar participar do Enem 2019, o site do ENEM INEP deverá ser conhecido em todos os seus detalhes, pois a parte dedicada ao participante deste importante exame de abrangência nacional é repleta de detalhes.

INEP ENEM 2019

Para quem desejar acessar esta página haverão duas possibilidades. Por meio do (navegador e através do Google), sendo que ambas são muito simples, fáceis e extremamente intuitivas, permitindo acesso rápido e eficiente de praticamente todas as informações necessárias para o estudante participante.

O site oficial é o:

E nele o candidato poderá realizar seu cadastro, preenchendo todos os documentos necessários para viabilizar a sua inscrição e a sua participação no Enem 2019.

Pelo navegador, bastará digitar o endereço citado anteriormente, enquanto que pelo Google, bastará pesquisar por INEP ENEM, e o primeiro resultado será o site oficial do órgão, que irá direcionar o candidato de modo eficaz e simples. Ambas as formas são muito práticas!

Cartão de Confirmação de Inscrição INEP

Outro ponto sensível para quem deseja participar do Enem 2019 é a inscrição, que deverá ser feita assim que possível, diretamente no site do INEP ENEM, sendo que a previsão para que sejam abertas as inscrições é para meados do mês de maio.

No momento em que esta inscrição for realizada, serão gerados um número de inscrição e uma senha, que serão peças fundamentais para que os futuros acessos sejam realizados normalmente pelo usuário cadastrado no site INEP ENEM.

INEP ENEM 2019

Por meio deste número de inscrição e desta senha (que poderá ser alterada por uma de melhor memorização), será possível ao candidato, entre outras coisas, acompanhar o status de sua inscrição, entre outras coisas.

Aliás, será através do site INEP ENEM que o estudante participante poderá visualizar todas as informações pertinentes às datas das provas, aos locais e tudo mais através do cartão de confirmação de inscrição, além de também acessar edital e outras coisas.

Resultado ENEM 2019

Uma informação que será de fundamental importância para a vida do estudante participante do Enem e que deseja ingressar em alguma universidade de qualidade será a nota do exame.

Pois para conseguir visualizar o resultado do ENEM será necessário que o estudante participante fique atento e acompanhe todas as informações publicadas no site oficial do INEP ENEM 2019, pois desta forma será possível verificar qual será a data da divulgação do gabarito e do resultado das provas.

INEP ENEM 2019

 

O gabarito Enem oficial, que será muito importante para se conferir quais foram o erros e os acertos nas questões de múltipla escolha, deverá ser divulgado na quarta-feira seguinte ao segundo domingo de provas (se for mantido o modelo dos anos anteriores).

O resultado final com as notas das provas deverá ser publicado na data que será definida no edital que surgirá na última semana de abril deste ano, e o estudante terá de se atentar a esta data, pois ela será de suma importância para ele.

Para acessar o resultado no site do INEP ENEM 2019, o estudante deverá estar com o número de inscrição, com o CPF e com a senha em mãos, pois somente assim será possível visualizar esta informação.

Inep Enem Certificadores

Servidores públicos federais e docentes da rede pública de ensino estadual ou municipal formam a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem que representa o Inep no local de aplicação de provas. Para fazer parte da rede basta se inscrever na página do Inep ou no aplicativo da RNC. As inscrições serão abertas no meio do ano se o calendário for igual ao do Enem 2018.

Os certificadores, selecionados e previamente capacitados, são responsáveis por conferir vários procedimentos da aplicação da prova do Enem. O trabalho é remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (GECC), no caso do servidor público federal; e por meio de Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes das redes pública estadual ou municipal.

Veja a seguir os critérios para participação:

  • Não exceder, na atuação como certificador, no caso dos servidores públicos do Poder Executivo Federal, 120 horas de GECC anuais; e no caso de docentes das redes públicas estaduais ou municipais o valor de R$ 40 mil de recebimento anual de AAE;
  • Ser servidor público do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar;
  • Ter formação mínima em Ensino Médio;
  • Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
  • Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até 3º grau – inscritos no Enem 2019;
  • Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.

Para participar da Rede Nacional de Certificadores é importante ter um smartphone com acesso à internet. Além disso, é necessário um computador também com acesso à internet para a realização do curso de capacitação. Os maiores detalhes, certamente, estarão no edital.


É importante lembrar que caso o estudante não se lembre da senha, será possível recuperá-la clicando na opção “recuperação de senha” na própria página oficial do INEP ENEM e para que isto não seja necessário, como já foi dito anteriormente, bastará ao estudante alterar a senha para uma que seja mais fácil memorizar.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do INEP ENEM 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mias breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *