GABARITO ENEM 2019 → Confira as Respostas da Prova do ENEM

Gabarito Enem 2019 – O exame está chegando e com isto, também cresce a expectativa em torno deste exame que é simplesmente a ferramenta mais importante para qualquer estudante que deseja ingressar em alguma instituição de ensino superior de qualidade.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2019 será a porta de entrada para o ensino superior da maioria dos estudantes brasileiros, e por conta disto, estar totalmente sintonizado com as informações pertinentes a ele e estar preparado serão essenciais para o sucesso.

Com base nisto, neste artigo apresentaremos alguns detalhes ligados ao Gabarito Enem 2019, com especial destaque para as provas, seus conteúdos e aplicação, entre outras informações importantes.

ENEM 2019

Um dos pontos altos e mais aguardados por todo estudante brasileiro que deseja passar em alguma universidade de qualidade, a prova do Enem deverá ser muito bem entendida por quem deseja estar verdadeiramente preparado para ela.

Recentemente, com o intuito de facilitar e melhorar o desempenho dos estudantes participantes, a prova do Enem foi dividida em duas datas, sendo aplicadas em dois domingos consecutivos.

GABARITO ENEM 2019

Desta forma, o estudante consegue descansar e se preparar mais um pouco entre uma prova e outra, conseguindo melhorar suas condições de alcançar bons resultados de modo considerável.

O MEC (Ministério da Educação) instituiu a mudança, colocando as provas da seguinte maneira:


No primeiro domingo – Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.


No segundo domingo – Provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.


O conteúdo é definido com base no currículo escolar praticado nas escolas brasileiras da rede pública e particular, e abrange matérias relacionadas às chamadas 4 grandes áreas do conhecimento humano:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Gabarito ENEM 2019

GABARITO ENEM 2019

Peça importante para o estudante participante deste exame tão esperado, o Gabarito Enem servirá para que as 90 questões de múltipla escolha sejam conferidas, permitindo que seja verificada a quantidade de erros e de acertos.

Seguindo o que já foi visto nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Gabarito Enem 2019 deverá ser divulgado diretamente no site do INEP, que é o órgão responsável pela organização do ENEM e que tem relação direta com o MEC.

Esta divulgação deverá ocorrer na quarta-feira da semana seguinte ao segundo dia da aplicação das provas, no site:

E ela se dará antes da abertura das inscrições do:

  • Sisu;
  • ProUni;
  • Fies.

Portanto, caberá ao estudante participante ficar atento e procurar acompanhar as informações na semana seguinte ao Enem 2019, para que ele possa realizar a consulta ao Gabarito Enem de modo imediato.

Gabarito ENEM Oficial 2019

GABARITO ENEM 2019

Como já foi dito anteriormente, o Gabarito Enem 2019 provavelmente deverá ser divulgado na quarta-feira da semana seguinte ao segundo domingo no qual as últimas provas serão aplicadas.

Esta informação ainda não é oficial, mas deverá ser confirmada em breve, com base no que já foi praticado em outras oportunidades, e o estudante participante terá de acompanhar estas informações com atenção.

O Gabarito Enem será peça fundamental para que o estudante possa, entre outras coisas, se tranquilizar antes de visualizar o resultado oficial do Enem, pois a espera poderá ser angustiante, e por meio do gabarito, será possível identificar quais foram os acertos e quais foram os erros, diminuindo a ansiedade em torno do resultado final.

Consultar Gabarito

Tudo que envolve o Enem 2019 tem relação com o órgão organizador, que é o INEP, e as informações estarão disponíveis para os estudantes interessados em participar diretamente no site oficial que já foi mencionado anteriormente.

E isto inclui o Gabarito Enem 2019, que também será disponibilizado nesta página, necessitando de senha de acesso e de número de inscrição do Enem, que serão gerados no momento em que o cadastro for realizado pelo estudante.

GABARITO ENEM 2019

Portanto, para quem deseja saber como consultar o Gabarito Enem 2019, será importante saber que a senha de acesso será de fundamental importância para a viabilização do processo, e não poderá ser esquecida.

Uma das maneiras de memorizá-la mais facilmente será procurando alterá-la por uma de mais fácil memorização, já que nem sempre será mais fácil lembrar da senha que será gerada automaticamente no ato do cadastro.

Resultado Enem 2019

A expectativa para o resultado do Enem é grande. Certamente, nada é tão esperado no ano do que as notas do Enem. O Enem possibilita ao participante algumas formas de resultado como o individual e o treineiro.

Os resultados individuais, normalmente, são divulgados em janeiro, por área de conhecimento, logo após o exame, na Página do Participante e no aplicativo Enem 2019. É importante ter o CPF e a senha do site em mãos.

Mas se você fez o Enem apenas como autoavaliação vai ter que esperar um pouco mais, pois os resultados treineiros só saem depois de 60 dias da divulgação dos resultados finais.

Com relação ao resultado da redação, a nota será atribuída respeitando os critérios estabelecidos no regulamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2019, disponibilizado no Portal do Inep.

A nota da redação varia entre zero e 1.000 pontos e pode ser atribuída da seguinte forma:

  • Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores;
  • Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Nesse caso, se houver divergência entre o terceiro corretor e os anteriores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores;
  • Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais.

Como já foi mencionado, os gabaritos das provas objetivas, os resultados finais e as notas das redações serão divulgados no Portal do Inep, no Site do Enem e no aplicativo Enem 2019. O participante deve ficar atento e, claro, ficar na expectativa de um excelente resultado.


Com base nisto, o estudante interessado em participar do ENEM 2019 e que deseja utilizar sua nota como forma de ingressar em alguma instituição de ensino superior renomada, deverá se atentar a todos os detalhes ligados ao Gabarito Enem e às provas também.

Estudar todos os conteúdos que serão aplicados nas provas, procurar se preparar ao máximo para garantir uma boa nota e acompanhar atentamente todas as notícias relacionadas ao Enem serão boas formas de garantir excelentes resultados neste que é um dos exames mais importantes na vida de um estudante brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *