ENEM 2019 → Inscrição, Edital, Local de Prova, Gabarito, Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio, “Enem 2019“, é a principal forma de ingressar-se em uma das faculdades públicas espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o exame é um dos principais fatores para o candidato estudar em uma instituição superior de ensino particular por meio de Bolsas de estudos e financiamento estudantil.

O Enem é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para avaliar os conhecimentos básicos e verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O exame é composta por 4 provas de múltipla escolha com 45 questões e uma redação.

Ao ler o artigo a seguir você terá conhecimentos a respeito do Enem 2019, sabendo a respeito de como funciona a estrutura e prova do exame, como realizar a sua inscrição, o que contem no edital e muito mais. Por isso se você realmente tem interesse em realizar Exame leia atentamente os tópicos abaixo. Confira!

ENEM 2019

Como você já sabe o Exame Nacional do Ensino Médio é composto por 4 provas das áreas de conhecimento de:

ENEM 2019


Ciências Humanas e suas Tecnologias – Abrangendo assuntos referente a História, Geografia, Filosofia e Sociologia;


Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Traz a tona assuntos de Química, Física e Biologia;


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Pede o conhecimento do estudantes nas matérias de Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol e Artes;


Matemática e suas Tecnologias  Questões de álgebra e raciocínio logico.


Cada uma dessas quatro áreas tem 45 questões, totalizando 180. As questões do Enem são objetivas, de com cinco alternativas. Além disso, o Enem tem uma redação que deve ser realizada do tipo dissertativa-argumentativa.

O tema da redação do Enem só é revelado na hora da prova e sempre traz um assunto relevante para o País, podendo ser de cunho social, ambiental, político, econômico ou uma combinação deles. Por isso, estude de tudo um pouco e fique sempre atento nos acontecimentos da atualidade.

No primeiro domingo de prova todos os candidatos terão  cinco horas e meia para realizar a prova de Ciências Humanas, Linguagens, Redação e passar as respostas no gabarito e a redação na folha de respostas.

Já no segundo domingo, o candidato terá quatro horas e meia para fazer a prova de Ciências da Natureza, Matemática e passar as respostas das questões no gabarito.

Inscrição ENEM 2019

ENEM 2019As inscrições para o ENEM é realizada por meio do site do INEP (enem.inep.gov.br). Se o candidato já fez a prova em edições passadas, saiba que já terá um cadastro na pagina do participante da organizadora da prova e só colocar o seu login e senha.

Mas se é a primeira vez que realizará a prova, saiba que é preciso ter em mãos o seu documento de identidade, para que assim você insira o seu RG e CPF. Após realizar todo o processo da inscrição ENEM 2019, você poderá pedir isenção caso se encaixe com um dos perfis necessários ou realizar o pagamento que é estimado em R$ 82,00 reais.

Depois de efetuar o pagamento o cartão de confirmação ficará disponível na pagina do participante e no Aplicativo do Enem.

ENEM 2019

No cartão, estão contidas as seguintes informações:

  • Número de Inscrição;
  • Data e Horário do Exame;
  • Local de prova;
  • Indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso);
  • Opção de língua estrangeira;
  • Solicitação de certificação (se for o caso).

É importante que o candidato leve esse cartão de confirmação na hora da prova para que assim não haja nenhum tipo de erro e venha perder a prova.

Edital ENEM 2019

ENEM 2019O edital do ENEM informa ao candidato tudo referente ao exame como data da prova, como realizar o pagamento, onde são feitas as inscrições, e dicas sobre o conteúdo que será cobrado na prova.

O edital da edição 2019 deverá ser divulgado em abril ou maio, Sendo assim, fique sempre atento aqui no portal ou por meio do portal oficial do Exame Nacional do Ensino Médio.

Local de Prova ENEM 2019

ENEM 2019

Para consultar o local de prova Enem 2019 é necessário que o candidato acesse a Página do Participante por meio do portal do INEP. Na página, é necessário informar os números do CPF e a senha cadastrada no ato das inscrições.

No Cartão de Confirmação da inscrição estará detalhado o local de realização do exame, geralmente a organizadora do Enem coloca o candidato para fazer a prova em locais próximo para que não tenha atraso do candidato na região onde a prova será aplicada.

Gabarito ENEM 2019

ENEM 2019O gabarito Enem é uma lista com todas as questões respondidas corretamente de acordo com cada caderno especifico. O Gabarito oficial do Enem é divulgado dias depois a realização da prova pelo INEP.

Esse gabarito ENEM 2019 permite que o candidato verifique mais ou menos a quantidade de questões que acertou. É importante afirmar que a quantidade de questões acertadas não significada muita coisa, pois o peso de cada uma é diferente.

Desta forma, é impossível um candidato calcular a sua própria nota com as respostas do gabarito Enem, já que cada questão não tem uma pontuação específica.

Resultado ENEM 2019

ENEM 2019

Para consultar o resultado Enem o candidato terá que acessar a Página do Participante disponível no site do Enem INEP. O resultado do Enem é divulgado meses depois da prova, devido a uma grande demanda de provas dos candidatos que tem para ser corrigidas.

Simulado ENEM 2019

Uma das melhores formas de se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, além dos estudos tradicionais, é por meio do simulado Enem.

Caso tenha alguma dúvida a respeito dos assuntos que foi tratado acima sobre o ENEM 2019 deixe o seu recado para lhe respondermos o mais rápido possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *