CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019 → Consulte Local da Prova

A edição do ano passado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, ainda está na memória das pessoas, mas a grande verdade é que já há uma grande mobilização por parte dos estudantes brasileiros para a edição seguinte, o Cartão de Confirmação Enem 2019, que deverá ser lançado em maio.

Grande parte desta mobilização se dá por meio de alunos que buscam se preparar da melhor forma possível, se matriculando em cursinhos, realizando aulas particulares, ou simplesmente fazendo uso dos famosos simulados.

Mas há também a mobilização por informações pertinentes ao exame, especialmente em relação às que dizem respeito à inscrição, local de provas, documentos necessários, entre outras coisas, tais como o Cartão de Confirmação Enem 2019, que é peça fundamental desta engrenagem.

Cartão de Confirmação Enem 2019

Na página do participante no site oficial do INEP, o estudante terá acesso ao Cartão de Confirmação ENEM, que será extremamente importante no momento de realizar as provas.

Seguindo o que se viu nas últimas edições do exame, muito provavelmente ele estará disponível em meados de outubro de 2019, e para que ele seja gerado, o candidato deverá informar seu CPF e a senha que havia sido criada no momento do cadastro.Cartão de Confirmação Enem 2019

Por conter informações importantes sobre as inscrições Enem, ele deverá ser carregado pelo estudante, especialmente nos dias de realização das provas, sendo que sua criação teve como principal intuito facilitar o acesso às informações mais importantes referentes à inscrição do estudante.

As principais informações que constam no Cartão de Confirmação ENEM são:

  • Data;
  • Horário e local da prova;
  • Número de inscrição no ENEM;
  • Opção da língua estrangeira que cairá na prova;
  • Indicação de qualquer tipo de atendimento especializado (deficiente físico, gestante, lactante, etc.).

Como consultar o Cartão de Confirmação

Como já foi dito anteriormente, o Cartão de Confirmação ENEM 2019 deverá estar disponível em outubro deste ano, e ele poderá ser acessado diretamente na página do participante no site do Enem.

Cartão de Confirmação Enem 2019

Para acessá-lo, bastará informar o CPF e a senha que foi feita no cadastro, e será importantíssimo que o estudante participante busque não apenas consultá-lo, mas também salvá-lo e, de preferência, imprimi-lo, pois ele carrega todas as principais informações da inscrição no Enem.

Um dado importante sobre ele reside no fato de que, ao contrário do que muitos possam pensar, ele não será enviado aos estudantes inscritos no Enem 2019 através dos Correios, estando disponível somente pela internet.

No entanto, apesar de toda a sua importância e de todas as informações fundamentais que carrega, o Cartão de Confirmação ENEM não terá sua apresentação como sendo obrigatória por parte do estudante.

Mas como ele carrega o número da inscrição, por exemplo, que deverá ser confirmado nos dias das provas, e traz a data, o local e o horário das provas, será de bom tom que o estudante o tenha sempre em mãos a fim de evitar transtornos e maiores problemas.

Local de Prova ENEM 2019

Cartão de Confirmação Enem 2019

E por falar em local de prova ENEM, este é um dos pontos informados no Cartão de Confirmação, sendo que para o estudante participante, será um dos itens mais importantes.

Entretanto, caso o candidato deseje saber o local da prova antes de acessar o Cartão de Confirmação Enem em outubro, uma das formas de se conseguir esta informação será por meio do acesso ao já citado site oficial do INEP, que é o órgão organizador do ENEM 2019, e que é ligado ao Ministério da Educação, o MEC.

Esta informação estará disponível aos usuários cadastrados que já realizaram as inscrições, e será importante que o candidato que já efetuou o pagamento do boleto aguarde maiores informações, acompanhando as notícias diretamente nesta página.

Saber com antecedência o local das provas ajudará o estudante participante a se programar melhor, conhecendo rotas de acesso e todos os detalhes que o impeçam de chegar atrasado, correndo o risco de, assim como muitos estudantes ao longo dos anos, perder a prova e ser desclassificado.

Como já foi dito anteriormente, o Cartão de Confirmação ENEM não será item obrigatório no momento da prova, sendo que para entrar no local e realizar a prova será necessário apenas a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, tais como:

O estudante participante que comparecer ao local da prova sem um documento de identificação e sem o Cartão de Confirmação ENEM ficará impossibilitado de realizar a prova e será desclassificado.


Perdi meu Cartão de Confirmação do ENEM 2019

Muitos estudantes ficam preocupados quando não recebem seu cartão de confirmação ou quando perdem o cartão. Mas não precisa se desesperar caso isso aconteça com você, basta ficar atento às próximas informações e então saberá como proceder.

É sempre bom ter o cartão em mãos no dia da prova, pois ele contém todas as informações importantes, como o número da sua inscrição, data da prova, hora e endereço, indica atendimento diferencial, a opção da língua estrangeira e a solicitação de certificado, quando for necessário.

Mas, caso você tenha perdido o cartão, não precisa entrar em pânico, pois apesar dos motivos de sua importância, já citados, o documento não é obrigatório. Já para aqueles que não receberam, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e imprimir o cartão na internet. Caso tenha esquecido a senha, você pode, no mesmo site, pedir para recebê-la por e-mail ou mensagem de celular.

Como já foi mencionado, o candidato não tem a obrigatoriedade de apresentar o cartão de confirmação de inscrição no local da prova, mas deve levar um documento oficial com foto, pois só assim poderá fazer o exame.

Veja a seguir os documentos de identificação válidos para realizar o Enem 2019:

  • Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com o a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal, por força dos artigos 21 e 22 da Lei nº 9.474 de 22 de julho de 1997;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Agora, confira a lista dos documentos não aceitos:

  • Protocolos;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Título Eleitoral;
  • Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Estudante;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);
  • Crachás e identidade funcional de natureza privada;
  • Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas ou documentos digitais apresentados eletronicamente.

Portanto, se você é um dos muitos estudantes brasileiros que estão interessados em utilizar as notas do ENEM 2019 para tentar ingressar em alguma universidade de qualidade no futuro, será muito bom ficar atento em relação a esta informação, para evitar uma desclassificação tola no momento mais importante de sua vida.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do cartão de confirmação Enem 2019 deixe o seu comentário agora mesmo, para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *